Escola Estadual Prefeito Domingos de Souza
1ª Avaliação
de Filosofia das Primeiras Séries do Ensino Médio. Turmas: F, G, H.
Entrega até o dia 24 (vinte e quatro) de abril de
2023.
Valor da Atividade: até 3,0 (três) pontos
1.Atentar-se ao prazo de entrega. Não
serão recebidas resoluções expirado o período de entrega.
2.Não deixe para efetuar a resolução
desta atividade próximo ao prazo de entrega. Organize-se.
3.Não empreste a sua resolução para
suas/seus colegas copiarem. Por duas razões:
3.1.Suas/seus colegas não aprenderão
alguma coisa apenas copiando aquilo que você elaborou;
3.2.Você dividirá com suas/seus
colegas a nota atribuída.
4.Em caso de dúvida, não hesite,
procure o professor Marco Aurélio para saná-las.
5.A resolução desta atividade deve
ser entregue única e exclusivamente para o professor Marco Aurélio (a entrega
para outra pessoa pode acarretar em extravio da resolução).
6.A entrega da resolução deve ser
realizada durante o tempo das aulas na sua turma ou no final do período escolar,
às 12h30 (não serão aceitas as entregas de resoluções no horário de outras
turmas, diferentes da sua).
Caríssimas estudantes/Caríssimos
estudantes,
Espero encontrá-las/encontrá-los
bem.
Por gentileza, favor ler
atentamente ao texto abaixo:
Texto
Introdutório.
O que é
análise?
Durante
este ano letivo de 2023, a pretensão deste professor de filosofia é
ensiná-las/ensiná-los a realização de três procedimentos intelectuais: analisar, refletir e especular. Lembro a vocês que, embora apresentem muitos pontos em
comum, estes procedimentos são executados de maneira específica quando
utilizados pelo conhecimento filosófico, isto é, a análise filosófica é
diferente das análises realizadas pela ciência, pelas artes e pela religião;
assim como a reflexão filosófica é distinta das reflexões efetuadas pela
ciência, pelas artes e pela religião; por conseguinte, a especulação filosófica
é particularmente outra quando comparada as especulações elaboradas pelos
conhecimentos científico, artístico e religioso.
Neste
momento do ano letivo (virada do primeiro para o segundo bimestre), estamos
debruçados sobre a análise. Vimos a etimologia desta palavra: de origem grega,
a palavra “análise” resulta da junção
das palavras “ana” (ana-)
e “lise” (-lise).
A tradução literal para a palavra “ana”
é a seguinte: movimento parabolar de cima para baixo e debaixo para cima. Já a
tradução literal para a palavra “lise”
é esta: separar, dividir, fragmentar, fracionar, decompor, desmontar, destruir.
Etimologicamente,
portanto, a palavra “análise”
significa o
movimento de separação (ou divisão, ou fragmentação, ou de fracionamento, ou de
decomposição, ou de desmontagem, ou de destruição) de determinada coisa ou determinado
objeto de maneira extremamente rigorosa (de cima para baixo e debaixo para
cima). Análise, pois, é adentrar; análise é aprofundar os conhecimentos sobre
determinada coisa ou determinado objeto. Análise é efetivamente a busca
minuciosa por conhecer algo.
Caso
vocês, estudantes, consultarem o Novíssimo Aulete Dicionário Contemporâneo da
Língua Portuguesa, encontrarão, no verbete da palavra “análise”, os seguintes dizeres: substantivo feminino. 1.Estudo de
um todo pelo exame de suas partes. [Por exemplo]: análise de uma amostra de
sangue, análise de um texto. 2.O resultado desse estudo. 3.Exame, avaliação,
crítica. Etimologia – do grego analise.
Já
se vocês, estudantes, consultarem o Dicionário Houaiss Conciso, encontrarão no
verbete da palavra “análise” os
seguintes dizeres: substantivo feminino. 1.estudo das diversas partes de um
todo ([por exemplo,] análise de uma substância). 2.investigação; exame.
Se
vocês, estudantes, prosseguirem com a pesquisa e consultarem o Dicionário
Básico Escolar de Filosofia, elaborado por Marly Netto Peres, encontrarão, no
verbete para a palavra “análise”, os
seguintes dizeres:
https://www.youtube.com/watch?v=ykn4IkeCJ4k
Em sala de aula, se vocês estão lembrados, sintetizamos e analisamos coletivamente o seguinte poema composto pelo poeta curitibano Paulo Leminski:
ana vê alice
como se nada visse
como se nada ali estivesse
como se ana não existisse
vendo ana
alice descobre a análise
ana vale-se
da análise de alice
faz-se Ana Alice
Vimos que o primeiro movimento para conhecer de fato
determinada coisa ou determinado objeto, seja este objeto algo concreto ou algo
abstrato, é realizar a síntese.
Realizada
a síntese e desperto o interesse, promovemos o desmembramento do resultado da
síntese, isto é, a análise. No caso deste poema, em nossa análise observamos
que:
Segundo,
este poema não tem título (por que será?).
Terceiro,
este poema não tem pontuação (por que será?)
Quarto,
com exceção do último verso do poema, os nomes próprios (Ana e Alice) estão escritos
inicialmente com letra minúscula – ana e alice. Em nossa língua, a portuguesa,
convencionou-se escrever os nomes próprios iniciados por letras maiúsculas.
Quinto,
o poema tem rima; com exceção do quinto verso (refiro-me ao primeiro verso da
segunda estrofe), quase todos os versos deste poema terminam com a mesma
sonoridade (-ice, -isse, -esse, -ise, -e-se).
Sexto,
a primeira estrofe, visualmente, representa o processo de síntese – as palavras
estão agrupadas, muitas delas repetem-se no mesmo lugar, conforme dito antes;
há rima contínua (alice, visse, estivesse, existisse); há uma progressão
aritmética na quantidade de palavras por verso (3, 4, 5, 5).
Sétimo,
a segunda estrofe, visualmente, representa o processo de análise – as palavras
estão mais separadas; as palavras que se repetem não aparecem nos mesmos
lugares nos diferentes versos; há uma quebra na rima logo no primeiro verso
(ana não rima com análise, nem com vale-se, nem com alice ou Alice); a
quantidade de palavras por versos não segue uma lógica aparente como na estrofe
anterior (2, 4, 3,4, 4).
Por
fim, a palavra “análise” tem
sonoridade parecida com o nome próprio composto Ana Alice. Entretanto, se a
palavra “análise” quer dizer
separação, o nome próprio composto Ana Alice quer dizer o contrário, isto é,
união; logo, síntese.
Proposta
da Atividade.
Por
gentileza, leia os seis discursos abaixo atentamente, ESCOLHA UM entre eles e
analise-o.
Discurso 1
Amanhã será melhor,
composto por Solano Trindade.
Nas manhãs de sol
O trabalhador
Sai pra trabalhar,
Nas manhãs chuvosas
O trabalhador
Sai pra trabalhar.
É a natureza
E o trabalhador
Sempre a trabalhar
Que constrói o mundo
Que constrói a vida
Sempre a trabalhar.
Quais as esperanças
Do trabalhador?
Não posso dizer
Ele dá tudo
Nada ele tem
Quais as esperanças
Do trabalhador?
Pelos campos
Pelas fábricas
Estou sempre a perguntar
Quais as esperanças
Do trabalhador?
Nas zonas miseráveis
Eu fico a perguntar
Quais são as esperanças
Do trabalhador?
Nos hospitais
Nas cadeias
Eu fico a meditar
Quais as esperanças
Do trabalhador?
Toma forma de ritmo
Toma forma de canto
Sempre a mesma pergunta
Quais as esperanças
Do trabalhador?
Discurso 2
Puta, composto por Matriarcak
Discurso 3
Motim,
composto por Flora Figueiredo.
Estou de saída
e que ninguém me siga.
Quero falar sozinha,
chutar a sombra,
cuspir no prato.
Rasgar a censura,
perverter a seita,
maldizer o gato.
Reduzir a etiqueta a pedacinhos,
desembarcar onde o lugar é
descaminho,
esquecer o bicho em extinção.
Sem pedir permissão
quero ficar comigo
e, se for preciso, me ponho de
castigo.
Discurso 4
O último salva todos,
composto por Beká.
Discurso 5
Dois e Dois: Quatro,
composto por Ferreira Gullar.
Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena
Como teus olhos são claros
e a tua, morena
como é azul o oceano
e a lagoa, serena
como um tempo de alegria
por trás do terror me acena
e a noite carrega o dia
no teu colo de açucena
- sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
mesmo que o pão seja caro
e a liberdade, pequena.
Discurso 6
Salve América!,
composto por Miriam Alves.
Ah!
Esta América Ladina
Ainda nos roubam o fígado, os
filhos
Nos roubam a sorte
A
morte
O
sono
o vídeo estar indisponível...
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